France 1924 / 1930
email
site
Auguste Rendu
menu

Auguste Rendu

Biografia

 

Auguste Rendu, engenheiro formado pela « École Centrale des Arts et Manufactures », ex-combatente e mutilado da guerra de 1914-1918, condecorado com a Legion d'Honneur.

Em 1931 em Paris, onde esta domicialiado, se associa a Henri Sajous e Charles Hebrard para as obras da América Latina.
Assim o casal Rendu e Sajous embarcam para o Rio de Janeiro, com a primeira obra as termas de São Lourenço (minas gerais), seguiria o edificio Mesbla e o edificio Biarritz.
Em 1933 Rendu e Sajous entram em desacordo e a associação é rompida.

De 1940 à 1945 Auguste foi Presidente do Comité dos francêses livres do Brasil no Rio de Janeiro, grupo que consistia em afirmar a continuidade da politica francêsa do general de Gaulle, servindo sua patria em perigo.

Entre 1951 e 1955 com o arquiteto Jacques Pilon, ele executa a « Maison de France », em um terreno cedido pelo governo brasileiro.
Diversos projetos ja tinham sido estudados para a construção deste edificio, que deveria promover a troca entre a cultura francêsa e brasileira, porem foram interompidos pela declaração da segunda guerra mundial.

 

 

 

"La Maison de France"

Construido por Auguste Rendu e Jacques Pilon o edificio foi inaugurado dia 20 de março de 1956 por Juscelino Kubitschek, présidente da Republica do Brasil, e Maurice Faure ministro dos negocios estrangeiros do governo francês.

Termas de São Lourenço (minas)
Edificio Mesbla Rio de Janeiro
Edificio Biarritz Rio de Janeiro