email
site
Michel Jean Sajous - 1931/1991
menu

Michel Jean Sajous

Biografia

 

Michel jean sajous nasceu dia 30 de junho de 1931 em Bordeaux et se apagou dia 16 de junho de 1991 em São Paulo.

Michel fazia um curso de desenho a noite em Bordeaux na escola (Philomathique) e ja trabalhava ha alguns anos no arquiteto Lamy.

Aos 23 anos ele embarca no paquete Laënnec, a pedido de seu tio arquiteto Henri Sajous, para trabalhar como desenhista e com a intenção de passar o concurso de arquiteto. Seu tio se encontrava no Brasil desde 1930 e o futuro era prometedor. Durante alguns anos ele desenha e fiscaliza as construções. Ele colabora com Brecheret nos baixos relevos (os cavalos da fachada) do jockey club de São Paulo.

 

 

Em 1959 o tio Henri, por motivos pessoais, renuncia ao Brasil. Michel tendo caido no charme do pais, encontra trabalho na Brasilit (empresa de fibrocimento), onde ele inventa novos produtos de isolamento. "Eu creio que na época, a escolha desta empresa francêsa foi com o objetivo de facilitar a comunição, porque a lingua portuguêsa ele aprendeu ao seus despendes". Ele se inscreve na aliança Francêsa para fazer teatro e amigos. La, ele conhece sua futura esposa Nelly Henriette Jeanne Martin. Para os Martin ele inventou maquinas de serigrafia.

Michel se casa, tem quatro filhos, uma delas é a que escreve este texto e que como ele caiu no charme destes dois paises maravilhosos. Na época as viagens não sendo faceis, Michel fez muita falta a sua familia francêsa.

 

------------------ ----------------

 

Sua esposa Nelly, foi tão corajosa quanto seu marido, criou a loja "Presentes Martin", que foi um enorme sucesso em São Paulo. Mas o destino foi cruel e aos cinquenta anos, levada pela doença antes de seu marido, ela não podera usufruir de seu sucesso.

--------- ---------

 

Michel trabalhou toda sua vida na Brasilit com o cargo de diretor técnico, o que lhe convinha perfeitamente. A empresa virou brasileira, o que não lhe causou nenhum problema, na medida onde ele estava mais do que integrado. Em paralelo, ele continuava a inventar produtos, dentre o qual um aparelho automatico para cozer a vapor. Para esta invenção ele registrara uma patente, mas o tempo não lhe permitira de chegar a produzir, a doença o carregou antes.

 

------

-----------------------------------------------------------------Michel 1970 na Brasilit com o embaixador da França

Marie Christine Sajous Clause

Jockey club de São Paulo, construção do arquiteto Sajous Henri onde Michel trabalhou.