email
site
Palacio do comercio 1937 - tombado em 2000
menu
Brasil 1930/1959 - Obra executada
Palacio do comercio - Rua da Candelaria N° 9 - centro
Atual sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ
Quando a Associação Comercial do Rio de Janeiro cogitou da construção de sua futura sede, ou seja, o Palacio do Comercio, a diretoria da Instituição resolveu que a escolha do respectivo projeto se faria entre os apresentados por um grupo de cinco arquitetos que seriam indicados, por ela mesma, entre os mais notaveis profissionais radicados no Rio. Sajous foi um deles. A indicação de seu nome, a par do criterio de seleção na escolha, traduz so por si, um elogio ao artista que viria a ser, como se viu depois, autor do projeto preferido. Os projetos apresentados foram rigorosa e pacientemente estudados… Era a inteligencia francesa ali apresentada pelo espirito brilhante de Sajous que, inda uma vez se manifestava. ( Rio Ilustrado – Osvaldo Aranha )
Documento Maithé
Maquete - Documento Maithé
15-07-1938 fundações do palacio do comercio - Araujo maia (diretor da Associação Comercial) e Sajous Henri - construtora Dourado S.A. documento familia sajous Janine Pagès

Praça do Palacio do Comercio visto da rua Primeiro de Março 1938.

O arquiteto Sajous organizou a perspectiva de uma linda praça que sera construida a frente do soberbo edificio do Palacio do Comercio. A idéia partiu da Associação Comercial que ja obteve, da prefeitura, a aprovação do respectivo projeto. No cliché uma antevisão da cidade bancaria segundo a concepção de Sajous .
Documento Maithé
Palacio do comercio, edificio de 15 andares e 3 terraços qui dominam o magnifico panorama da baia de guanabara. Vista da igreja da Candelaria no angulo da avenida Getulio Vargas.
Arquivo Cité de l'Architecture et du Patrimoine - PARIS
Entrada principal em marmore travertino de Roma, três fachadas assentadas sobre base de granito da tijuca, arenito de ipanema e seis pilares de sustentação. Espessura do muro de granito da fachada 1m50. Altura dos andares 3m60 sob teto.
Arquivo Cité de l'Architecture et du Patrimoine - PARIS
Grade monumental de 9 andares de altura em ferro forjado a mão.
Arquivo Cité de l'Architecture et du Patrimoine - PARIS
Foto Guilherme Gorini
Documento viver cidade - Foto Guilherme Gorini
Foto Guilherme Gorini
Arquivo Cité de l'Architecture et du Patrimoine - PARIS
Documento Yves Sajous Arquiteto
Painel de escultura de 12 metros de largura por 7 metros de altura do hall, em pedra de Caen (frança) . Sobre o tema as riquezas do Brasil. Escultor Albert Freyhoffer.

1 Mercurio (deus do comercio)
2 Agricultura
3 Arquitetura
4 Caça
5 Indios
6 Tucano
7 Ganso
8 Jacare
9 Garimpeiro
10 Seringueiro
11 Tatu
12 Fruta do conde
13 Cobra
14 Carneiro
15 Café
16 Laranja
17 Algodão
18 Lavrador
19 Arroz
20 Bananas
21 Açucar
22 Zebu
23 Papagaio
24 Fruta do brasil
25 Babassu
26 Jangada
27 Pesca
28 Macaco
29 Coqueiro
30 Abacaxi

Baixos relevos Albert Freyhoffer

31 Pau do parana
32 Uvas
33 Trigo
34 Gaucho
35 Boi
36 Minas de ouro ( ouro velho minas)
37 Transportes

Ouro
Prata
Bronze
Emissão comemorativa 15/07/2009 - Associação Comercial do Rio de Janeiro 200 Anos do Alvara Régio - Criação da Praça do Comercio
Projeto do salão de recepção em laca de ouro que domina o panorama da baia de Guanabara, no 13° e 14° andar, muro e colunas em laca da china, altura sob teto 8m sob colunas e 10 m no meio do salão (luz indireta).
Documentos Guilherme Gorini